Sumário
O que é o IGP, IGPM, IGP10 e IGPDI?
IGP, IGP-M, IGP-10, IGP-DI, ICP, IPA e INCC |
O Índice Geral de Preços, o IGP, foi criado nos anos 1940 para medir de maneira abarcante a movimentação de preços. A movimentação de preços engloba várias etapas do processo produtivo além de suas atividades. O resultado deste índice é o nível de atividade econômica do País.
O IGP é uma formula feita com base nos índices: IPA, Índice de Preços ao Produtor Amplo; IPC, Índice de Preços ao Consumidor; INCC, Índice Nacional de Custo da Construção. Uma média ponderada é feita com estes índices, com os pesos: seis do IPA; três do IPC no Rio de Janeiro e São Paulo e um no INCC.
Quais são as funções do IGP?
O Índice Geral de Preços é um indicador macroeconômico que mostra a evolução no nível de preços. É também um deflator dos valores nominais de abrangência correlata à sua composição. E é utilizado como referência para correção de preços e valores em contratos, como o de Aluguel.
Qual é a diferença entre o IGP-10, IGP-M e IGP-DI?
O Índice Geral de Preços 10, o Índice Geral de Preços do Mercado e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna é calculada pela Fundação Getúlio Vargas.
Período de Coleta de Preços, IPG-10, IGP-M e IGP-DI |
O IGP-10 é feito com a metodologia do IGP, no período do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês corrente. O IGP-M, por sua vez, é realizado no período no período do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês corrente. E por último o IGP-DI é realizado no período do dia 01 do mês corrente até o dia 30 do mesmo mês.
Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.