|
E o garçom pergnta: “Crédito ou Débito” |
Outro dia fui a um restaurante italiano que gosto bastante. Para realizar o pagamento peguei um cartão da minha carteira e entreguei ao garçom. Ele me fez uma pergunta: “Débito ou Milhas”. Não notei nada de especial até então. Em outro dia foi a outro restaurante que quando fui pagar o garçom me perguntou: “Débito ou Crédito” e tive um insight que me motivou a escrever este tópico.
Quando vou pagar alguma compra com cartão e me perguntam “é Crédito?” eu imagino que esta seja a modalidade mais utilizada no estabelecimento. Não costumo ouvir “é Débito?”, talvez porque a utilizem menos. Outros lugares perguntam “Crédito ou Débito” e “Débito ou Crédito”. Eu imagino que pelo menor esforço, falem a modalidade mais usual primeiro. Por fim, quando os atendentes são experientes eles já sabem qual é a modalidade.
O Garçom – que por acaso também é o dono – do restaurante italiano que citei no inicio, tem uma visão diferente. Ele me perguntou “Débito ou Milhas”. Isto me fez pensar em algumas coisas. Quando o atendente sugere que é débito, ele indica que o cliente possui dinheiro para pagar e que a maioria dos clientes também. Quando sugere que é crédito, ele sugere que a maioria dos clientes pede empréstimo para realizar esta compra. Isto pode até mesmo ser entendido como ofensivo. Parece-me que o Garçom do restaurante italiano já notou o que estou falando. A pergunta “Débito ou Milhas” sugere que ou o cliente possui dinheiro para pagar ou o cliente possui uma estratégia para o uso do crédito e não meramente está sem dinheiro. Desta forma ele não é ofensivo com os clientes e acaba fidelizando.
Thiago Anselme - Gerente de TI - Arquiteto de SoluçõesEle atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.
eeeee