A força dos Portais de Intranet

Colaboração

Os Portais empresariais são um símbolo de autoridade nas empresas. Neles todos os conteúdos empresariais, desde comentários, arquivos de texto, imagens, até mesmo emails devem estar registrados. As informações bem como todos os fluxos de negócio armazenados num só lugar é um trabalho administrativo numa ferramenta de TI.

O tempo de Fayol volta à tona. Os portais refletem, talvez de maneira humana, o organograma. Toda a burocracia representada por um monte de retângulos ligados tem que ser reproduzida num site. Muitas empresas menos mecânicas têm problemas ao estabelecer Portais internos, e isso se dá em função de seus processos que fluem, e de seus setores que mudam o tempo todo.

O que é uma empresa? É talvez uma entidade formal com a função de estabelecer relação entre pessoas físicas ou jurídicas com a intenção de oferecer produtos e serviços. Sinceramente não sei. Quem é capaz de definir sua própria empresa? Platão já dizia que as coisas possuem uma forma ideal, e este ideal é único-imutável capaz de dar identidade a ela. Todas as outras características fluem.Para entender uma empresa dinâmica é necessário primeiro perceber o que faz com que ela seja ela. Comercial, Serviços? Sendo pontual e detalhista, é bem difícil que seu portal não se torne um lindo elefante branco. É importante descobrir o que é fixo, e o que flui. E mais do que isso, descobrir quanto flui e formular isso. Esta é uma maneira razoável de definir portais de empresas dinâmicas.


Thiago Anselme
Thiago Anselme - Gerente de TI - Arquiteto de Soluções

Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.

Deixe um comentário