Gossip Protocol e a manutenção do estado em sistemas distribuídos

Gossip Protocol

Gossip Protocol e a manutenção do estado em sistemas distribuídos: O Gossip Protocol é um protocolo de disseminação de informações. Ele permite a manutenção de atualizações do estado em sistemas distribuídos. Desse modo, isso significa que ele garante que todos os nodos de um cluster possuam a mesma informação, garantindo o estado entre eles. Ao mesmo tempo isso é conseguido através de um mecanismo de propagação de informação. Desse modo cada nó envia sua informação atualizada para um conjunto específico de outros nós na rede. Assim esses nós retransmitem essas atualizações para outros nós, criando uma espécie de efeito de bola de neve (Ou melhor, fofoca, que é a tradução da palavra Gossip).

Bem como o protocolo garante a convergência de estado, ele também garante escalabilidade e tolerância a falhas. Isso significa que ele funciona bem mesmo quando há uma grande quantidade de nós na rede, e também quando há falhas em alguns deles. Isso por que ele usa algoritmos de seleção de nós para enviar informações, garantindo que informações importantes cheguem rapidamente a toda a rede mesmo em caso de falhas. Além disso, ele também usa um algoritmo de lifetime (tempo de vida) para definir quando uma informação deve ser descartada, evitando o acúmulo de informações desatualizadas.

Consequentemente devido a essas características, ele é amplamente utilizado em sistemas de mensagens, redes Peer-to-Peer e para manter a descoberta de serviços. Isso inclui sistemas de mensagens como NATS, que usa Gossip para garantir a atualização consistente de estado entre nós, e ferramentas de gerenciamento de serviços como Consul, que o usa para garantir a convergência de configurações de serviço. Ele também é amplamente utilizado em aplicações de alta disponibilidade, como o Cassandra e o Riak.

Características do Gossip Protocol

  • Disseminação: é baseado na disseminação de informações, garantindo que todos os nós em uma rede distribuída possuam a mesma informação.
  • Manutenção: Ele permite a manutenção de atualizações de estado em sistemas distribuídos.
  • Escalabilidade: Ele é escalável e tolerante a falhas, o que o torna ideal para sistemas distribuídos que possuem nós dinâmicos.
  • Assincronismo: é assíncrono, permitindo que as informações sejam propagadas de forma eficiente.
  • Tempo de vida: Ele usa um algoritmo de lifetime para definir quando uma informação deve ser descartada, evitando o acúmulo de informações desatualizadas.
  • Convergência: Ele pode ser usado para manter a convergência de estado em sistemas distribuídos.
  • Sistemas de Mensagens: é amplamente utilizado em sistemas de mensagens, garantindo a atualização consistente de estado entre nós.
  • Redes Peer-to-Peer: Ele é amplamente utilizado em redes Peer-to-Peer, garantindo a atualização consistente de arquivos entre dispositivos.
  • Descoberta de serviços: O protocolo Gossip é amplamente utilizado para manter a descoberta de serviços, garantindo a convergência de configurações de serviço.

Entendendo o protocolo

Do ponto de vista técnico, o protocolo Gossip funciona enviando atualizações de estado para um número selecionado de nós em uma rede. Esses nós, por sua vez, retransmitem essas atualizações para outros nós na rede, criando uma espécie de reação em cadeia que garante que a informação chegue rapidamente a toda a rede. Algoritmos como o Epidemic Broadcast Tree, ou o Flooding Gossip são usados para selecionar quais nós devem receber as atualizações e garantir que as informações cheguem rapidamente a todos os nós na rede. Veja a seguir um exemplo de implementação com em C++, que dará subsídios para um melhor entendimento do Gossip Protocol e a manutenção do estado em sistemas distribuídos:

#include <iostream>
#include <vector>
using namespace std;

const int k = 3; // número de vizinhos selecionados
int current_state; // estado atual

vector<int> select_random_neighbors(){
    vector<int> neighbors;
    int random_neighbor;
    while(neighbors.size() < k){
        random_neighbor = get_random_neighbor();
        if(!is_neighbor_selected(random_neighbor)){
            neighbors.push_back(random_neighbor);
        }
    }
    return neighbors;
}

bool is_neighbor_selected(int neighbor){
    // Implementação para verificar se o vizinho já foi selecionado
    // pode ser armazenando os vizinhos selecionados em uma lista e verificando se o vizinho está nela
    // ou outra implementação que você ache adequada
}

int get_random_neighbor(){
    // Implementação para selecionar vizinho aleatoriamente
    // pode ser usando rand() ou outra função de geração de números aleatórios
}

void send_state(int neighbor){
    // Implementação para enviar o estado atual para o vizinho
    // pode incluir lógicas para lidar com falhas de rede
}

void receive_state(int state){
    // Implementação para receber atualização de estado de outro nó
    current_state = state;
}

void gossip(){
    vector<int> neighbor = select_random_neighbors();
    for(int i = 0; i < neighbor.size(); i++){
        send_state(neighbor[i]);
    }
}

int generate_initial_state(){
    // exemplo de gerar estado inicial
    // na prática deve ser obtido de outro local, como um arquivo texto, como um banco de dados, etc.
    return rand() % 100; 
    //usando rand para gerar um valor aleatório entre 0 e 100
}

int main(){
    // Inicialização e geração de valor inicial para o estado
    current_state = generate_initial_state(); 

    // Loop principal para executar o algoritmo Gossip
    while(true){
        gossip();
        // Implementação para lidar com o tempo de vida do estado
        // pode incluir uma verificação de tempo para descartar o estado antigo
    }
    return 0;
}

Uso do Gossip Protocol

Existem vários produtos no mercado que usam o Gossip Protocol. Seguem alguns exemplos conhecidos.

  • Cassandra: é um banco de dados NoSQL distribuído de alta performance, é escalável e tolerante a falhas e é amplamente usado em aplicações de alta disponibilidade.
  • Riak: é um banco de dados NoSQL distribuído, ele é escalável e tolerante a falhas e é amplamente utilizado em aplicações de alta disponibilidade.
  • Etcd: é uma ferramenta de chave-valor distribuída, é amplamente utilizado como sistema de configuração distribuído e gerenciamento de serviços.
  • Consul: é uma ferramenta de gerenciamento de serviços e configurações distribuídas, é amplamente utilizado em ambientes de nuvem e contêineres.
  • Swarmkit: é uma ferramenta do Docker para gerenciamento de clusters de contêineres, é amplamente utilizado para gerenciar aplicações em contêineres em ambientes distribuídos.
  • Hazelcast: é uma plataforma de processamento distribuído, é amplamente utilizado em aplicações de alta disponibilidade e escalabilidade.

Outros Protocolos semelhantes

Existem alguns protocolos semelhantes ao Gossip Protocol que são amplamente utilizados em sistemas distribuídos. Alguns exemplos incluem:

  • Flooding: um protocolo de disseminação de informações onde uma mensagem é enviada para todos os nós na rede. Este protocolo é fácil de implementar, mas não é escalável e pode levar a problemas de congestionamento de rede.
  • Epidemic Broadcast: um protocolo que usa uma abordagem baseada em probabilidade para disseminar informações, o que o torna mais escalável e eficiente em termos de largura de banda do que o Flooding.
  • Push-Sum: é outro protocolo de disseminação de informações que é baseado em probabilidade, semelhante ao Epidemic Broadcast. Ele é usado para manter a convergência de estado em sistemas distribuídos.
  • Anti-Entropy: um protocolo usado para manter a consistência de estado em sistemas distribuídos, onde os nós comparam e sincronizam suas cópias do estado. Ele é semelhante ao Gossip Protocol, mas se concentra na manutenção da consistência de estado ao invés de disseminação de informações.
  • SWIM(Scalable Weakly-consistent Infection-style Process Group Membership Protocol) é muito parecido com o Gossip Protocol e é usado para manter a descoberta de serviços e manter a lista de membros de um grupo de processos distribuídos.

Esses protocolos compartilham algumas das mesmas características do Gossip Protocol, como escalabilidade e tolerância a falhas, mas possuem suas próprias abordagens e trade-offs únicos. Escolher o protocolo adequado para sua aplicação dependerá das suas necessidades específicas em termos de escalabilidade, largura de banda e tolerância a falhas.

Conclusão

Em resumo, o Gossip Protocol é uma solução eficiente para a manutenção do estado em sistemas distribuídos, amplamente utilizado em sistemas de mensagens, redes Peer-to-Peer e para manter a descoberta de serviços. Ele se baseia em um algoritmo de “tempo de vida” para definir quando uma informação deve ser descartada e usa uma abordagem probabilística para disseminação de informações. Ele é similar ao Epidemic Broadcast, mas possui pequenas diferenças como a ênfase em manter a descoberta de serviços. Suas principais vantagens incluem escalabilidade e tolerância a falhas, mas pode apresentar desvantagens como possibilidade de flood e excesso de tráfego de informações.


Thiago Anselme
Thiago Anselme - Gerente de TI - Arquiteto de Soluções

Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.

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