Diferenças entre Paradigmas, Axiomas e Hipóteses

A ciência é baseada em conceitos, hipóteses, teorias e paradigmas. Neste artigo, vamos falar das ideias de Karl Popper e Thomas Kuhn sobre esses elementos e entender as Diferenças entre Paradigmas, Axiomas e Hipóteses. E também entender como essas questões se relacionam com a ciência/matemática de Euclides bem como com a organização dos conceitos base dos softwares.

Popper e Kuhn (século XX): Visões Complementares da Ciência

Conceitos

São as ideias básicas que nos ajudam a entender o mundo. Para Popper e Kuhn, os conceitos são fundamentais para a construção do conhecimento científico. A força (f= ma) é um exemplo de conceito.

Hipóteses

São proposições testáveis. Popper defende que hipóteses devem ser falsificáveis, ou seja, passíveis de serem provadas falsas. Kuhn concorda, mas destaca que hipóteses são influenciadas pelas visões da época em que foi construída. A hipótese da gravitação universal de Newton possui vários calculos que podem ser feitos, testados e validados que o comprovam.

Teorias

São conjuntos de hipóteses testadas que explicam fenômenos. Popper valoriza teorias que resistem à falsificação. Kuhn argumenta que teorias são aceitas dentro de paradigmas, mudando quando esses paradigmas não conseguem mais explica-las. A teoria da relatividade geral de Einstein é suportada por diversas hipóteses válidas que aumentam a credibilidade dela.

Paradigmas

São conjuntos de práticas, conceitos e valores que definem uma disciplina científica. Para Kuhn, a ciência progride através de revoluções científicas, onde um paradigma dominante é substituído por outro. Popper reconhece a existência de paradigmas, mas foca mais no processo contínuo de refutações. A mecânica classica é um paradigma que é questionado pela mecânica quântica, por exemplo.

A Visão Euclidiana (300 a.C.)

Axiomas

Axiomas são proposições básicas aceitas sem necessidade de prova. Eles formam a base sobre a qual todo o sistema matemático é construído. Um exemplo clássico de um axioma é “uma linha reta pode ser traçada entre dois pontos”. Na matemática euclidiana, esses axiomas são evidentes.

Postulados

Postulados são suposições específicas que servem como fundamentos para construir figuras geométricas e provar teoremas. Por exemplo, o quinto postulado de Euclides, conhecido como o postulado das paralelas, afirma que se uma linha reta cruzar duas outras linhas retas e formar ângulos internos do mesmo lado menores que dois ângulos retos, essas duas linhas se encontrarão em algum ponto desse lado.

Teoremas

Teoremas são proposições que podem ser provadas verdadeiras usando axiomas, postulados e outros teoremas já estabelecidos. Um famoso exemplo é o Teorema de Pitágoras, que afirma que em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Diferenças entre Paradigmas, Axiomas e Hipóteses, etc.

  • Paradigmas e Axiomas: Ambos são fundamentos aceitos.
  • Teorias e Teoremas: Explicações construídas a partir dos fundamentos.
  • Hipóteses e Postulados: Proposições específicas aceitas como verdadeiras.
  • Conceitos: Ideias fundamentais para qualquer disciplina.

Aplicação na TI

Paradigmas de Programação (Paradigmas)

Como os paradigmas científicos, os paradigmas de programação estabelecem a base e os princípios fundamentais para o desenvolvimento de softwares. Eles moldam a forma como pensamos sobre a construção e organização do código. Exemplos incluem Programação Orientada a Objetos (POO), Programação Funcional, e Programação Imperativa.

Design Patterns (Teorias)

Dentro de cada paradigma, existem padrões de projeto que fornecem soluções gerais para problemas comuns de design de software. Eles são derivados dos princípios do paradigma e aplicados de maneira prática. Exemplos incluem Singleton, Factory, e Observer.

Práticas e Técnicas (Hipóteses)

Essas são as implementações específicas e técnicas que desenvolvedores usam para resolver problemas dentro do contexto de um padrão ou paradigma. São testáveis e ajustáveis com base na experiência prática. Exemplos incluem técnicas de refatoração, testes unitários, e uso de frameworks específicos.

Conceitos Básicos (Conceitos)

São os blocos de construção básicos, como variáveis, loops, condicionais, funções, classes, objetos, etc. Esses conceitos são fundamentais em qualquer linguagem de programação e são usados para construir estruturas mais complexas.

Conclusão de Diferenças entre Paradigmas, Axiomas e Hipóteses

A hierarquia dos mecanismos teóricos é crucial para entender o progresso na ciência e na tecnologia. Popper e Kuhn nos mostram como o conhecimento evolui, enquanto a estrutura euclidiana e os conceitos de TI refletem essa complexidade de maneira prática.


Thiago Anselme
Thiago Anselme - Gerente de TI - Arquiteto de Soluções

Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.