Primeiramente este artigo exibe uma uma seleção das APIs públicas mais utilizadas. Assim, nesse apanhado há APIs que geram pessoas fake, exemplos de redes sociais de APIs, apis de linguagem natural entre outros. Desse modo a lista apresenta 7 principais APIs públicas, gratuitas e de qualidade: que são referencias, sendo algumas totalmente gratuitas e outras que cobram a partir de certo volume de consumo.
As APIs indicadas podem ser utilizadas em seus projetos, independentemente da linguagem de programação ou mesmo da plataforma onde implantar: seja docker, kubernetes, swarm, consul, aws, etc.
Sumário
7 – Dummy Json
DummyJSON é uma API REST online gratuita que você pode usar sempre que precisar de alguns dados para seu site front-end ou aplicativo SPA sem executar nenhum código do lado do servidor. É incrível para fins de estudo, códigos para demonstração, testes, prototipagem, etc.
6 – Words API
Prosseguindo este é o Words API, uma API especializada na lingua inglesa. Com ela é possível encontrar definições, palavras relacionadas e outros, com uma API RESTful simples de usar. Até 2500 requests por dia a words api não tem custo.
curl https://wordsapiv1.p.mashape.com/words/Blog
{
"word": "blog",
"results": [
{
"definition": "a shared on-line journal where people can post diary entries about their personal experiences and hobbies",
"partOfSpeech": "noun",
"synonyms": [
"web log"
],
"typeOf": [
"diary",
"journal"
],
"examples": [
"postings on a blog are usually in chronological order"
]
},
{
"definition": "read, write, or edit a shared on-line journal",
"partOfSpeech": "verb",
"typeOf": [
"communicate",
"intercommunicate"
]
}
],
"frequency": 3.36
}
5 – Random User Data
Continuando, o Random User tem por objetivo ter um banco de dados muito diversificado, composto por dados exclusivos de diferentes nacionalidades. Embora alguns locais possam ter um SSN ou seu número de telefone possa ser formatado de uma determinada maneira, outros locais geralmente seguem um conjunto de regras completamente diferentes. Assim sendo, essa API pode ser realmente muito interessante para protótipos, geração de usuários fake e afins.
4 – Rapid API
O Rapid API, da lista das 7 APIs públicas, gratuitas e de alta qualidade, destaca-se por sua natureza de rede social para APIs. Uma característica notável do Rapid API é a facilidade com que uma ampla gama de APIs pode ser explorada, gerando códigos de teste em diversos idiomas e estruturas. Além disso, oferece a opção de fazer o upload da sua própria API na plataforma.
3 – Dummy API
A Dummy API possui mais de 100 usuários falsos, mais de 800 postagens e fotos, mais de 1 mil comentários. Ela está pronta para ser utilizada com vários dados fake. Sinta-se à vontade para usá-la em seus projetos de demonstração, tutoriais ou tarefas de teste. Existem dois tipos de interfaces de API disponíveis: terminais de API de dados REST e API GraphQL.
2 – Json Placeholder
JSONPlaceholder é uma API REST online gratuita que você pode usar sempre que precisar de dados falsos. Pode ser em um README no GitHub, para uma demonstração no CodeSandbox, em exemplos de código no Stack Overflow, … ou simplesmente para testar coisas localmente.
1 – FakeStore API
A FakeStore API é uma ferramenta gratuita que oferece uma API REST para obter dados fictícios de um e-commerce. É uma solução útil para desenvolvedores que precisam de dados de teste, amostras de código ou informações simuladas para seus sites de e-commerce ou de compras, tudo isso sem a necessidade de executar qualquer código no lado do servidor.
Além disso, a FakeStore API oferece uma maneira conveniente de acessar dados fake de e-commerce (comércio eletrônico para uma variedade de fins, desde aprendizado e ensino até desenvolvimento de aplicativos e testes.) Assim, com suas diversas rotas HTTP, ela fornece acesso a informações detalhadas sobre produtos, categorias e carrinhos de compras. Desse modo, explore a FakeStoreAPI e aproveite os benefícios de utilizar dados fictícios em seus projetos de desenvolvimento.
Conclusão de 7 APIs públicas, gratuitas e de qualidade
Esse é uma dos artigos mais badalados no blog. Trata-se de uma lista muito bem selecionada das APIs que todo programador deveria conhecer, sendo elas públicas, gratuitas e de qualidade. Esse é um pacote essencial para estudos, construção de protótipos, testes e afins. Suportados por Java, C#, Go, Node, Python ou praticamente todas as demais linguagens.
Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.