Como o protocolo HTTP trabalha com rotas?

Hyper Text Transfer Protocol e Rotas

O protocolo HTTP é utilizado para transferência do recursos através de solicitações. Recursos são quaisquer elementos trafegados , como documentos. E solicitações são comandos enviados do cliente para o servidor HTTP.

As solicitações são feitas através de verbos como GET, POST, PUT, DELETE, entre vários outros. E estas solicitações têm vários parâmetros, dentre eles o recurso a se trabalhado. Por exemplo:

GET /index.html?userid=anselme&password=it200* HTTP/1.1
Host: www.anselmeit.com
User-Agent: Mozilla/4.0

O endereço citado na linha HOST corresponde ao URL (Uniform Resource Locator) do destino e o endereço citado no GET corresponde ao URN (Uniform Resource Name) do endereço. Juntos são o URI (Uniform Resource Identifier) do recurso.

O cliente faz a solicitação e cabe ao servidor responder a esta solicitação. É neste momento que ocorre o roteamento. O Servidor é o responsável por entregar o recurso solicitado. O Servidor pode procurar por este recurso no disco (maneira mais comum), pode procurar no banco de dados, pode obter de outras fontes, pode até mesmo gerar o recurso dinamicamente.


Thiago Anselme
Thiago Anselme - Gerente de TI - Arquiteto de Soluções

Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.

Deixe um comentário