Microsoft lança seu mais novo sistema de Portal, busca e serviço de gerenciamento de documentos neste ano. Seu nome de desenvolvimento é Tahoe, mas será chamado de SharePoint Portal Server participante da versão 10 do Office. Atualmente ele está em Beta Test, seguindo para o Release Candidate.
Ele está sendo anunciado como um Portal completo capaz de indexar todos seus documentos em servidores de arquivos, servidores web, public folders do Exchange, bancos de dados do Lotus Notes e outras fontes. Os críticos da área afirmam que este produto tem uma usabilidade ruim e será confuso para o usuário final, sendo difícil a adoção. Além de conflitar com alguns conceitos colaborativos já existentes no Exchange 2000 e no Office Server Extensions, agregado ao Microsoft Front Page. Entretando os colaboradores da microsoft afirmam esta ferramenta de Gestão de Conhecimento (conceito ainda pouco explorado) vai desafiar o Lotus, que concorrerá com o Discovery Server codenome Raven no inicio do próximo ano.
“Se comparado ao Revan, o Tahoe tem busca, portais e gerenciamento de documento num só produto.”, Trina Seinfeld, gerente de produto do SharePoint. O Lotus Discovery oferece estas funcionalidades separadamente.
Este novo produto juntamente com o Exchange 2000 incorporará o Microsoft Web Storage, suportando múltiplos formatos de arquivo. Integrado com o Windows 2000 possui um recurso chamado SharePoint TeamServices para criação de sites para equipes. Os sites criados pelo TeamServices é automaticamente indexado pelo Tahoe.
Recursos de check-in e check-out para documentos, controle de versão e roteamento de aprovação, além da engine de busca foram construídos pela equipe do Microsoft research. A interface da ferramenta é baseada no Microsoft Digital Dashboard.
A busca do SharePoint utiliza um complexo recurso de rastreamento de adaptação baseado em probabilidade, além da capacidade de lembrar os itens mais pesquisados, baseado no Microsoft SQL Server 7.0. A engine de busca consegue filtrar qualquer arquivo com a interface Ifilter; arquivos como Adobe PDF, Corel WordPerfect e o proprio Office, além de documentos HTML. A Microsoft em parceiria com a SAP cria Ifilters para documentos específicos da plataforma.
O Tahoe será lançado com 25 WebParts. São componentes gráficos, flexíveis, tais como mensagens instantaneas, conectadas no portal do TeamServices. Também é possível criar webparts customizadas com o Visual Studio 6.0. O Tahoe foi anunciado em janeiro de 1999 executado no Windows 2000 opcionalmente com Active Directory. Ele pode ser utilizado num domínio do Windows NT. Ele será lançado ainda este ano, mas sem preço definido.
Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.