Quais são as principais diferenças entre o WSS 3 e o MSF 4?
Entre o Windows SharePoint Services 3.0 e Microsoft SharePoint Foundation existe importantes diferenças.
O STSADM é considerado Obsoletono SharePoint 2010. Este é o formato antigo de linha de comando, bastante utilizado. Ele deve ser substituido pelo PowerShell 2.0
Sistemas Operacionais de servidor 32 bits tornam-se proibidos. Devem ser alterados para 64bits.
Fórum de discussão na webfoi removido do produto. O SharePoint 2010 não é capaz de utilizar o SQL 2000 como fonte de dados.
O SharePoint 2010 não suporta fontes de dados ODBC.
Um novo modelo de temassubstitui a estrutura anterior.
Mudanças na estrutura de permissionamento dos subsites no SharePoint 2010.
O SharePoint 2010 não suporta IDN, diferentemente do SharePoint 2007. São endereços
como www.faustão.com
Sumário
A versão 2007 do SharePoint é estável e funcional, mas é bastante tortuosa para o desenvolvimento. Terceiros construíram um plug-in para o Visual Studio para a construção de aplicações SharePoint de maneira mais fácil, mas não possui amplo suporte. Não funciona corretamente com controladores de versão de código, difícil trabalho em equipe, difícil empacotamento de soluções.
O SharePoint 2010 veio com a promessa de melhoria no ciclo de vida de desenvolvimento de software. É possível construir as principais extensões do SharePoint no Visual Studio 2010 bem como é facilitado seu empacotamento.
Com o Team Foundation Server é possível fazer controle de versão dos códigos, automatização de builds, controle na taxa de bugs, controle de projeto, entre outros para o SharePoint. A versão 2010 possui melhorias fundamentais para o desenvolvimento.
SharePoint 2010 funciona apenas sobre uma arquitetura x64. SharePoint é um serviço e deve ser instalado no Windows Server 2008, mas pode ser instalado no Windows 7 apenas para Desenvolvimento.
A versão 2010 não possui o antigo Shared Services Provider (recurso não existente no WSS). Em substituição, possui uma arquitetura de serviços manipuláveis de maneira mais simples, escritos em WCF.
PowerShell
O PowerShell pode ser instalado no SharePoint 2007 e é pré-requisito para o SharePoint 2010. Com o PowerShell é possível criar comandos muito mais poderosos do que os que existiam na linha de comando STSADM (SharePoint Team Services Administration).
Sua interface ficou mais rica (RIA – Rich Interface Application). Incorporou o JQuery com AJAX além de utilizar Ribbons e LightBoxes. Isto significa que o SharePoint não apresenta tantos Refreshes de tela, que causavam vários problemas na versão anterior.
Ele possui uma nova estrutura de Tema (Theme, no WSS, é uma folha de estilos com outras estruturas empacotadas) modificada. É possível criar um novo Theme do SharePoint 2010 a partir de aplicações Office. Isto facilita a adoção do produto e por um baixo custo de desenvolvimento.
Thiago Anselme - Gerente de TI - Arquiteto de Soluções
Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.