O que acontecerá com o Adobe Flash Player? |
Com o avanço da convergência tecnológica os dispositivos móveis como celulares e tablets ganharam grande espaço. As TV inteligentes, ou Smart TVs ainda vão entrar na convergência. Além disso a HTML 5 veio para organizar e aprimorar a internet com protocolo HTTP que conhecemos. Manter tecnologias nestes tempos de grandes mudanças pede um desapego incomum.
Mike Chambers, responsavel pela área de desenvolvimento da Abode, afirmou que o Flash Player 11.1 deve ser a ultima versão para dispositivos móveis. É realmente complicado ver o Flash funcionando perfeitamente num celular, até mesmo pelo tamanho de tela. Desenvolver animações ou aplicações também. Mas Mike fala sobre a dificuldade de manter a plataforma disponível pensando em tantas variações de sistemas operacionais e o gerenciamento de energia.
Realmente são muitos desafios. Com certeza é uma decisão difícil para a Adobe, mas necessária. A HTML 5 juntamente com CSS3 e JavaScript5 traz uma gama de possibilidades novas, como animações sofisticadas. Como é o novo padrão de mercado – HTML5 – dá suporte a tecnologia, a Adobe investirá.
Parte desta decisão está na não cooperação da Apple em possibilitar o uso de Flash nos IPhone, IPad, e IEtc.
É importante deixar claro que acabar o Flash Player não significa acabar o Flash. E provavel que o Flash gere aplicações HTML5.
Será um futuro globalizado de padrões abertos e alta interoperabilidade? Vamos ver.
fonte: http://mashable.com/2011/11/11/flash-mobile-dead-adobe/
Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.